domingo, março 27, 2011

Quantos Alcides ainda perderemos?

Alcides, Marleide, Miriam, Luciano, Carlos, Fabiana...
quantas crianças e adolescentes ainda perderemos para a violência, para a fome, para a falta de oportunidades e educação de qualidade?
A mídia chama a atenção para o exemplo de adolescentes que venceram um contexto de miséria e chegaram à universidade ou à uma experiência exitosa e, depois de tanta luta perdem de novo e nos deixam com aquela sensação de impotência, de tristeza e de revolta.
Mas para cada um Alcides existem milhares de jovens que não tiveram a chance de um sabor de vitória. Nós também os perdemos... Os perdemos para as drogas, para a marginalidade.
Saber que poderíamos ser um deles, mas não somos, não nos reconforta. As vezes nos cobre uma sensação de culpa. Por termos conseguido e eles não.
Mas logo recobramos a clareza e percebemos que não temos culpa de termos conseguido. Na verdade foi bem difícil, pois não contamos com privilégios.
E o que faremos? Continuaremos sentados em nossas poltronas confortáveis reclamando da injustiça e da falta de políticas públicas enquanto tomamos nossa cervejinha de final de semana?
O que faremos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário