quinta-feira, março 31, 2011

Blogs como portfólios de aprendizagem

Neste semestre minha disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação está a todo vapor...
Começamos as discussões sobre os conceitos de tecnologia e, logo em seguida, cada uma das alunas criou seu próprio blog. Este blog será um portfólio de aprendizagens, que servirá como avaliação e auto-avaliação.
Como não posso incentivar algo que eu mesma não faço, então, também vou, no meu blog, dar o exemplo e ir comentando as discussões e atividades realizadas.
A criação do blog pelas alunas foi muito produtiva. As meninas entenderam perfeitamente a ideia e estão blogando legal!
Na última aula eu não pude estar presente, mas as meninas discutiram sobre o texto de Araci Catapan e Antonio Fialho (Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico). Neste texto os autores discutem as Tecnologias Avançadas de Comunicação Digital (TACD).
Para os autores, essas tecnologias exigem das pessoas, individualmente e coletivamente, alto investimento intelectual e também são expressas por diferentes formas de linguagem.
O uso dessas tecnologias exige que os sujeitos sejam mais críticos, possuam habilidade e rapidez no acesso, seleção e, principalmente, na reelaboração das informações, que significa, não a 'reprodução', mas a construção do conhecimento dos sujeitos, a visão de cada um sobre a realidade.
É importante assim, que a escola se aproxime da forma e das tecnologias usadas no dia a dia das crianças e adolescentes pelas quais é responsável por sua formação.
Afinal, como formar para o futuro usando apenas tecnologias tradicionais e ultrapassadas?
Com os blogs poderemos acompanhar o progresso das alunas e mediar a construção de suas ideias, suas aprendizagens, suas conquistas.
Além disso, também podemos sentir o 'clima' da disciplina, o interesse que as alunas possuem em determinados conteúdos e atividades, por exemplo.
Uma coisa interessante é que nem todas possuem total intimidade com o computador e seus recursos, mas nenhuma delas se recusou ou se inibiu diante da proposta. Todas enfrentaram o desafio e, com vontade e desejo, estão desvendando as possibilidades desse recurso.
Muito bem, vamos acompanhando....

4 comentários:

  1. Parabéns professora Dora! eu mesma adoraria ter um blog. Vou tentar criar o meu. Valeu a inspiração....
    Daniela

    ResponderExcluir
  2. oi Dani,
    o blog é uma ótima opção para expressão de sentimentos, opiniões, interesses...
    blog mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. E tem que dar exemplo mesmo viu Professora...rsrs E nós somos testemunhas de que essa forma de avaliação é realmente muito produtiva!Estamos adorando a disciplina! Parabéns Professora!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Nathália e Yarla,
    vamos blogando... rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir