quinta-feira, junho 09, 2011

Plano da Aula de hoje na pós - Etnografia Virtual

Hoje irei trabalhar com a turma do mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, a abordagem metodológica Etnografia Virtual.
Com o objetivo de compreender as características e usos dessa metodologia em pesquisas científicas atualmente iremos:

1.o Dividir a turma em 4 grupos;

2. Cada grupo irá pesquisar um trabalho de investigação científica (dissertação ou tese) que tenha utilizado a Etnografia Virtual (EV) como metodologia de sua pesquisa.

3. Os grupos irão identificar na pesquisa:

- Identificação do trabalho (título, nome do autor, nome do orientador, programa de pós-graduação).
- O Objetivo da pesquisa;
- A justificativa do uso da EV em relação ao objeto de pesquisa;
- Justificativa do uso da EV no que tange à natureza da pesquisa;
- Identificação do contexto da pesquisa (campo investigado);
- (Se e) Com que outras abordagens metodológicas o autor utiliza a EV? Qual a justificativa dada pelo pesquisador para isso?
- Apresentação dos instrumentos e estratégias de coleta de dados com a EV e respectivas justificativas para tais instrumentos e estratégias;
- Principais referências utilizadas na metodologia, relacionada a que conceito ou conteúdo?
- Tipo ou estratégia de análise utilizada.
- Outros... (algo que achou importante e não está contemplado em nenhuma das questões anteriores.

4. Os grupos apresentam os resultados de suas pesquisas. Discutimos.

5. Em seguida, cada grupo irá receber um conjunto de questões relacionadas aos textos que estudamos para esta aula (HINE, Christine. Etnografia virtual. Editora UOC: Barcelona, 2004. Capítulos 3 e 4). Os grupos podem pesquisar, na internet, em outros textos e referências, as respostas para as questões colocadas, além do texto indicado anteriormente.

Grupo 01:
 - O que é etnografia?
 - Em que campos de pesquisa a etnografia é utilizada como método de estudo?
 - Qual o impacto das mudanças no campo da etnografia nos estudos qualitativos?
 - Como se justifica a validade da etnografia para os estudos qualitativos?


Grupo 02
 - Como a internet se constitui como objeto de estudo etnográfico?
 - Qual a importância do ‘estar junto’ no estudo etnográfico? Qual a problemática do ‘estar junto virtual’ para a etnografia?

Grupo 03
 - Como é possível o pesquisador enraizar-se na experiência virtual, através da etnografia virtual?
 - Qual a diferença entre a interação oral e a virtual para o estudo etnográfico?

Grupo 04
 - Como podemos entender os textos da internet como artefatos culturais?
 - Discuta sobre o trabalho do pesquisador na etnografia virtual.

6. Os grupos terão cerca de 20 minutos para organizarem as respostas e depois discutiremos no grande grupo.

7. Em seguida os grupos colocarão a avaliação sobre a aula nos comentários do blog.

Depois posto minha própria avaliação da aula.
Se você tem alguma sugestão ou comentário sobre a aula, por favor, comente.

9 comentários:

  1. Eu quero participar, também!

    ResponderExcluir
  2. Márcia,
    como vc tem tempo para participar de tanta coisa? rsrsrsrs
    Sua hora está chegando...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. A aula foi bacanérrima, tão movimentada que nem deu tempo de fazer tudo o que tinha sido planejado! Só acho que para economizar tempo e potencializar as experiências você poderia ter solicitado que a gente levasse dissertações que utilizassem a etnografia virtual, ou você mesma poderia ter levado algumas.

    Beijo
    :*

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a aula foi excelente. Foi muito bom aprender não somente sobre a etnografia - que só conhecia dos famosos documentários etnográficos -, mas também sobre a importância da construção metodológica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. oi Sthenio,
    a ideia era de que vocês pudessem exercitar a pesquisa mesmo.
    Mas eu acho que poderíamos ter mais tempo sim.
    Principalmente para ler a metodologia com calma.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Professora, a aula foi muito produtiva, deu para tirar dúvidas quanto à etnografia enquanto buscávamos analisar a dissertação. Por entender que a etnografia é uma metodologia importante, acho que poderíamos ter um outro momento para responder alguns questionamentos. Bem... Esse momento não precisa ser presencial! Logo, caberiam postá-los (os questionamentos) aqui?

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Natércia sobre a importância dos questionamentos. A discussão seria muito importante. Acho que uma forma de diminuir o tempo utilizado com as dissertações seria a análise 1 ou duas com cada grupo responsável por 1 ou mais aspectos a serem analisados... Mas mesmo na correria a aula foi 10!

    ResponderExcluir
  8. Olá Dora, gostei muito da didática que utilizaste na aula.
    Realmente verificamos a aplicação da Etnografia Virtual, o que possibilitou que tenhamos um olhar mais atentamento e crítico dos conteúdos disponíveis na web para pesquisa.
    Também concordo com os colegas quanto ao tempo, era para ter sido mais 2 ou 3 aulas contigo.
    Sugiro até aquela aula de como pesquisar na internet, realizada na FAVIP ano passado.
    No mais, você é ÓTIMA.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. oi Natércia,
    podemos debater por aqui sim. Pode postar os questionamentos.
    bjs

    ResponderExcluir