sexta-feira, junho 10, 2011

Discussões sobre Etnografia Virtual

Os grupos de alunos da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica apresentaram suas pesquisas a partir de estudos de dissertações e teses abaixo relacionadas:



Avaliação da Aprendizagem na Educação Online: aproximaçõs e distanciamentos para uma avaliação formativa-reguladora
Mestranda: Cláudia Simone Almeida de Oliveira
Orientadora: Profª Dra. Maria Auxiliadora Soares Padilha

 
É namoro ou amizade?: estudo etnográfico sobre sites de namoro na internet
Mestranda: Leci Maria Soriano Bobsin Corrêa
Orientador: Profº Dr. Airton Luiz Jungblut

Smartphones e Trabalho Imaterial: uma etnografia virtual sobre sujeitos usuários de dispositivos móveis convergentes.
Mestranda: Annelore Spieker de Oliveira
Orientador: Profº Dr. Alex Primo

“Don´t tell me what i can't do”: as práticas de consumo e participação dos fãs de Lost
Mestranda: Ana Paula Bandeira
Orientadora: Profª Dra. Ana Carolina D. Escosteguy

Copiado do Blog da turma "Ser mestrando é bom e eu gosto".

Foi uma aula de muito trabalho e envolvimento. Todos participaram ativamente e discutiram suas análises. Pena que foi pouco tempo...
Parabéns a tod@s e obrigada pela participação tão intensa!

4 comentários:

  1. "Em seguida os grupos colocarão a avaliação sobre a aula nos comentários do blog" Dora.

    Pois é... avaliar a aula. Afora o número de atividades maior que o tempo disponível numa tarde de aula, o resto foi bem harmonioso! Não que esteja reclamando: eu sempre preparao mais do que é possível trabalhar; como forma de garantia - é melhor sobrar que faltar. Uma das coisas que me impressionaram foi a disposição, significando bom humor, com que a turma trabalhou. E não é difícil encontrar a explicação para este fenômeno (que não é raro entre nós, mas que ficou mais claro dessa vez): quando o professor/a professora entende que sua autoridade em sala não se constroi pela "mão pesada", encontrou a sabedoria para lidar com alunos/as (independente do grau cursado). Não há necessidade de se impor; a autoridade dispensa imposição. Quem tem certeza de quem é, tem a tranquilidade como uma de suas características principais. A professora conduziu as atividades, disse quem dá as cartas (até porque se ela não faz isso a gente "estudante", que segundo alguns, e eu concordo, não é gente!, botava Dora no chinelo). Ela soube, com nossa colaboração, aproveitar muito bem o tempo. E não precisou ser antipática; até porque isso não combina com seu perfil. Quanto ao tema de estudo, numa dinâmica bem pensada, nos ajudou a ter uma visão panorâmica e de qualidade (não profundidade; seria querer demais!)sobre as primeiras ideias do que se constitui etnografia virtual. Para quem, como eu, por exemplo, não tinha leitura sobre o assunto e ficava tentando imaginar como é estar nesse lugar/tempo imaterial vivenciando o mergulho, a imersão necessária, característica da etnografia, valeu muito.Valeu, Dora! Valeu turma! Falei demais? Iiiih! Olhei pra cima; acho que sim.

    ResponderExcluir
  2. oi 'Anônimo',
    que bom que você gostou da aula e compreendeu bem os objetivos dela.
    Realmente, em uma aula não dá pra aprofundar todos os conceitos e fundamentos da etnografia virtual, mas também acho que foi uma atividade produtiva, intensa e gostosa de se fazer.
    O clima e personalidade da turma são essenciais para que isso possa ocorrer.
    Depois, se puder, se identifique...rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Dora, tava torcendo por você comentar minha postagem. Foi o sono. Estava "caindo" por cima do teclado. Não percebi inicialamente que havia selecionado "anônimo". Depois, não soube como reverter a situação. Não foi minha intenção. De uma aula tão produtiva e sem "tarefa de casa" (do que a essa altura do semestre ninguém aguenta mais falar!) a gente não foge a uma avaliação, e longe do anonimato!

    ResponderExcluir
  4. oi Edjane,
    eu sabia que tinha sido algum problema de esquecimento.
    bjs

    ResponderExcluir