sábado, fevereiro 23, 2008

Luis Gonzaga - O rei do Baião (clique aqui)


A dança que Luiz Gonzaga ensinou

"Eu vou mostrar pra vocês
como se dança o baião
e quem quiser aprender
é favor prestar atenção"
(Baião, Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira, 1946)


Como outros gêneros, o baião designou inicialmente um tipo de reunião festeira dominada pela dança. O folclorista Câmara Cascudo o associa aos termos "baiano" e "rojão". Este último seria o pequeno trecho musical executado pelas violas no intervalo dos desafios da cantoria. Quem imprimiu o formato urbano (e portanto pop) ao gênero foi o sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989). Imigrante pobre no começo da década de 40, Gonzaga passava o pires nos bordéis do Mangue carioca enquanto tirava na sanfona valsas, sambas e serestas de sucesso na época. Estimulado por frequentadores conterrâneos anexou a seu repertório "coisas do sertão", entre elas o baião. Com o primeiro parceiro o fluminense Miguel Lima compunha mais mazurcas, calangos e ritmos adjacentes. Associado ao compositor e advogado cearense Humberto Cavalcanti Teixeira (1916-1979) obteve o respaldo poético telúrico que lhe faltava. Mas Teixeira admitia que a idéia tinha sido do parceiro. Em depoimento ao pesquisador Miguel Angelo de Azevedo, o Nirez, reproduzido no livro Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga, de Dominique Dreyfus (Editora 34, 1996), ele garantiu que Gonzaga planejou meticulosamente o lançamento nacional do baião, junto com outros gêneros nordestinos.

O ritmo binário do baião, vestido por melodias dolentes muitas delas em modo menor, foi devidamente estilizado, amaciado para o paladar urbano pelo sanfoneiro. Antes dele, o cearense Lauro Maia (Teles, 1912-1950), autor entre outros do sucesso Trem de Ferro, gravado por João Gilberto, fez a primeira tentativa de emplacar um gênero nacional a partir do nordeste, através do balanceio, gravado com algum êxito pela dupla Joel e Gaúcho (Marcha do Balanceio) e dos Vocalistas Tropicais (Tão Fácil, Tão Bom).

Fonte: http://www.reidobaiao.com.br/baiao

3 comentários:

  1. eu sou uma filha da cidade de exu
    conheci o rei do baiao pessoalmente
    ele pra min e um artista que jamais sera igualhado imitado sim
    mas jamais alguem vai ter o seu sucesso ficara para sempre no coraçao dos nordestinos e por que nao?no coraçao do brasil
    filha da cidade do eu
    marieta alencar

    ResponderExcluir
  2. eu sou nacido ecriado em tabocas municipio de exu coehci o rei dentro de um rossa de aroz na beira da estrada nu ouro prosimo ao alto do ferreira eli parou edissi com aqueli geito aqueli geito deli oi usmeninos... tudo bom este dia ficou marcado pra senpri dentro de mim ass.. Edival GranJa

    ResponderExcluir
  3. Eu achei super interessante á historia dele, porém.. eu não gosto desses tipo de musicas ! E ele foi um sofredor que conseguiu vencer e passar por todos os obstáculos.

    ResponderExcluir