domingo, fevereiro 20, 2011

Ser Velho

O vizinho está ouvindo umas músicas bem antigas e eu me lembrei de alguém muito especial.
Prof. Guido. Conheci Guido em uma faculdade particular em que trabalhei e com ele aprendi bem mais coisas que simplesmente administrar um curso de graduação.
A faculdade ficava em outra cidade e, por isso, passávamos quase 1h conversando no ônibus, de volta para casa, à noite.
Ele adora cantar e contar histórias de sua longa vida, além de contar piadas e provérbios. Como sempre gostei de músicas antigas, por influência de meus pais, de vez em quando eu cantava para ele. Entre uma canção e outra, um provérbio e uma piada, sempre havia um ensinamento sobre a vida, o caráter das pessoas, a política ou até mesmo um remédio natural para curar algum mal, tanto biológico como psicológico.
Grande galanteador não escapei de suas cantadas,claro que sempre respeitosas e inocentes. Afinal, ele sempre foi muito cavalheiro.
Aprendi muito com Guido. Aprendi que ser idoso, ser velho é uma grande vantagem. Você pode olhar para as situações e perceber o contexto mais complexo, entender outros tons e interpretar mais claramente a natureza das pessoas e de suas atitudes.
Nas noites de lua cheia nós voltávamos cantando e conversando sobre a maravilha de estar vivo, apesar das dificuldades da vida.
Quando Guido faleceu eu não tive coragem de ir vê-lo. Soube que ele estava coberto por suas orquídias e pensei que deveria estar muito bonito e também contente, por saber que aprendeu tanto na vida e teve a grandeza de compartilhar isso com quem estivesse a fim de aprender.
Assim, quando me lembro dele, não tenho medo de ficar velha. Sei que posso ser como ele: alegre, sábio e professor!
Obrigada Guido...

quinta-feira, agosto 12, 2010

Uma Odisséia no espaço

Oi pessoal,

Para nossa primeira aula de tecnologias da Informação e Comunicação para Educação, vamos assistir a um trecho do filme 2001: uma odisséia no espaço. Este vídeo irá nos ajudar a construir nosso conceito de tecnologia.



segunda-feira, agosto 09, 2010

Novo Blog - site do gente


Oi pessoal,
 a partir de agora as postagens serão divididas entre este e o novo Blog.
                                                                         Visite-me.

terça-feira, janeiro 26, 2010

A tecnologia sms ajudando a escrever melhor...

Temos que concordar que o celular, hoje em dia, é um recurso que só falta ser usado por bebês (não que não exista...). Além disso, nosso receio é que as crianças levem os celulares para a escola e se desviem do conteúdo a ser estudado....
Será que não podemos aproveitar essa tecnologia de alguma forma para aprender, na sala de aula, os conteúdos curriculares?

Vejam essa notícia divulgada em 21/01/2010, no Portal R7, na página de Tecnologia e Ciência:

Crianças que trocam mensagens
pelo celular falam e leem melhor

Pesquisa britânica indica que uso do SMS não é tão prejudicial quanto os pais pensam

Um estudo publicado nesta quarta-feira (20) pela British Academy revela que crianças que têm o hábito de trocar mensagens de texto pelo celular (SMS) falam e leem melhor que as outras.

Os pesquisadores concluíram que uma criança com hábito de digitar palavras abreviadas como “vc” em vez de “você” geralmente sabe como escrever a maneira correta da palavra, algo que sempre preocupou muitos linguistas críticos dos textos enviados por SMS.

Pais e professores também se preocupam porque é cada vez mais comum que as crianças usem a escrita abreviada em redações e lições de casa.

A amostra estudada tinha estudantes de oito a 12 anos de idade e entre eles, os que mais usavam serviços de SMS eram os que apresentavam menos problemas em ler e falar durante as atividades em sala de aula. Mas não foi encontrada qualquer relação com a frequência do uso de SMS e melhoria na habilidade de escrever dentro dos padrões cultos da língua inglesa.

Clare Wood, especialista em psicologia do desenvolvimento da Universidade de Coventry, no Reino Unido, disse ao jornal britânico The Independent que se surpreendeu com o resultado.

- Primeiro estudamos para verificar a relação entre uso de mensagens de texto abreviadas e a alfabetização após destaques negativos sobre o assunto divulgados pela imprensa. Ficamos surpresos ao ver que não apenas há forte associação, mas que o uso desse tipo de mensagem [SMS] ajuda no desenvolvimento da consciência fonoaudiológica e habilidade de leitura.

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/criancas-que-trocam-mensagens-pelo-celular-falam-e-leem-melhor-20100121.html

sexta-feira, maio 01, 2009

O Funk e a Bossa Nova: pré-conceito musical na sala de aula não soa como música agradável aos ouvidos


Esta semana trabalhamos na sala de aula, na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação, a música como recurso pedagógico. É interessante como as pessoas possuem pré-conceitos em relação aos gostos musicais. Inclusive eu!!!
O que é música, afinal?
Segundo definições da Wikipédia, Música é a organização de sons e silêncios em um tempo. Segundo Nettl (1983) a música pode ser considerada uma ciência porque combina sons de maneira lógica e expressiva, também sendo relacionada à comunicação e à linguagem. Para o Ocidente, os elementos básicos de construção da música são os tons. Para ver a música como arte e ciência é preciso relacionar beleza e inteligibilidade, para entender música como comunicação é necessário considerar a sua expressividade. A música é uma representação da cultura e das tradições de um povo.
Portanto, o conceito de música não é consenso entre os estudiosos do tema. O fato é que ela pode ser ´agradável aos nossos ouvidos´ ou não, mas não deixa de ser música, se contém seus elementos básicos: duração, altura, timbre e intensidade (PCNs, 1997). Então, muito do que nossos alunos escutam e admiram como música e nós nos arrepiamos só de pensar, também pode ser considerado música.
Devemos respeitar o gosto musical de nossos alunos, partindo de seus conhecimentos prévios e sua realidade. Contudo, podemos refletir com eles sobre a mensagem de determinadas letras de música, coreografias, etc.
Mas, quando dizemos que precisamos partir da realidade do aluno não quer dizer que devemos permanecer nela! Podemos respeitar e valorizar os valores e interesses de nossos alunos e instigá-los a conhecer outros. Não com a finalidade de 'mudar' seus gostos, mas de lhes oferecer um espectro mais amplo de possibilidades musicais. Só gostamos quando provamos!
E você? Tem preconceito musical na sala de aula?

sexta-feira, abril 24, 2009

Blogando novamente

Oi pessoal,

Ultimamente, apesar de não blogar há bastante tempo, estou muito blogueira.
É que eu estou lendo uma dissertação sobre blogs para uma banca de mestrado. Além disso, em um curso a distância que estou ministrando, meus alunos estão criando bogs educativos.
Assim, fico sempre com a consciência pesada por não estar atualizando sempre meu blog. Acredito que ele pode ser uma importante ferramenta de interação e contribuição pedagógica para a nossa formação.
Quando oriento meus alunos para a criação de um blog, peço-lhes que primeiro planejem o blog.
Pensem no tipo de blog que desejam fazer: pessoal, educativo, informativo; individua ou coletivo. Depois, é hora de pejsar na(s) temática(s), nos recursos, nas postagens, na forma de intereação com os leitores e na socialização/divulgação de seus blogs.
Um blog pode contribuir para aproximar mais alunos e professores. Além disso, é uma ampliação do tempo pedagógico (tanto para alunos como para professores).
Usar um blog também pode ser importante para aquele momento metacognitivo. Quando o aluno precisa sistematizar suas aprendizagens depois de todo o processo de interação, discussão e construção de seu conhecimento.
As possibilidades de uso do blog são muitas:
- O blog do professor: para socializar informações das aulas, para levantar questões e problematizações, para apresentação e socialização de seus trabalhos, suas reflexões para os alunos e colegas, etc.
- O blog da turma: toda a turma pode blogar, postando suas reflexões não apenas sobre uma disciplina específica, mas de todo o curso, se desejarem. O blog pode ser espaço de socialização das atividades da turma, divulgação de informações, eventos, fotos, etc.
- O blog dos grupos: a partir de alguma atividade, o professor pode sugerir que os grupos, ao invés de escrever um artigo ou fazer slides para apresentação de alguma pesquisa ou trabalho, postem no blog. O blog exige uma escrita convencional, portanto, também é uma possibilidade de ver como seus alunos estão escrevendo...
- O blog do aluno: cada aluno pode ter o seu blog. Para alguma atividade ou trabalho específicos ou para toda a disciplina, onde o professor irá acompanhar o percurso ou o produto do trabalho ou atividade.
Bom, essas são apenas algumas sugestões...
E vamos blogar!!!