sexta-feira, maio 01, 2009

O Funk e a Bossa Nova: pré-conceito musical na sala de aula não soa como música agradável aos ouvidos


Esta semana trabalhamos na sala de aula, na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação, a música como recurso pedagógico. É interessante como as pessoas possuem pré-conceitos em relação aos gostos musicais. Inclusive eu!!!
O que é música, afinal?
Segundo definições da Wikipédia, Música é a organização de sons e silêncios em um tempo. Segundo Nettl (1983) a música pode ser considerada uma ciência porque combina sons de maneira lógica e expressiva, também sendo relacionada à comunicação e à linguagem. Para o Ocidente, os elementos básicos de construção da música são os tons. Para ver a música como arte e ciência é preciso relacionar beleza e inteligibilidade, para entender música como comunicação é necessário considerar a sua expressividade. A música é uma representação da cultura e das tradições de um povo.
Portanto, o conceito de música não é consenso entre os estudiosos do tema. O fato é que ela pode ser ´agradável aos nossos ouvidos´ ou não, mas não deixa de ser música, se contém seus elementos básicos: duração, altura, timbre e intensidade (PCNs, 1997). Então, muito do que nossos alunos escutam e admiram como música e nós nos arrepiamos só de pensar, também pode ser considerado música.
Devemos respeitar o gosto musical de nossos alunos, partindo de seus conhecimentos prévios e sua realidade. Contudo, podemos refletir com eles sobre a mensagem de determinadas letras de música, coreografias, etc.
Mas, quando dizemos que precisamos partir da realidade do aluno não quer dizer que devemos permanecer nela! Podemos respeitar e valorizar os valores e interesses de nossos alunos e instigá-los a conhecer outros. Não com a finalidade de 'mudar' seus gostos, mas de lhes oferecer um espectro mais amplo de possibilidades musicais. Só gostamos quando provamos!
E você? Tem preconceito musical na sala de aula?

5 comentários:

  1. Muito interessante o texto. Também sou muito preconceituosa em relação a algumas musicas. Sou tentar segui a sua sugestão.

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  2. oi Josenilda,

    que bom... como vc mesma diz em seu blog, vamos nos aventurar em outros mares...
    bjs

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  3. Entendo que o conceito dado para a musica,porém compreendo que algumas musicas tem letra,porém é sem sentido para mim e para qualquer pessoa pensante, então eu imponho meu gosto e minha posição pois não posso entender como arte aberrações,arte é para mim o belo,o vazio,não e arte, essas musicas tipo não sei o que, que é de uva...para mim não é música é aberração da sensibilidade e do belo.Se ser assim é ser preconceituosa sou com muito orgulho.

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  4. O texto nos leva a refletir sobre nosso posicionamento diante dos gosto musicais dos outros, especialmente o dos nossos estudante. Quantas vezes criticamos os seus estilos de música e sem oferecer-lhe outras opções.
    E enm sempre nos damos contas do quanto somos preconceituosos deixando que prevaleça o nosso gosto musical.
    Legal o texxto

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  5. Oi Luciana,
    este é um espaço democrático de opiniões. É claro que vcê pode discordar. Só quero chamar a atenção que não estou dizendo que todo tipo de música é arte.
    Assim como nem todo tipo de pintura é arte...
    Concordo com você que há certo tipo de música que é inadequada, que incita violência, promiscuidade, e tantas coisas que não concordamos. Mas não acredito que seja pela imposição que iremos conseguir influenciar os gostos musicais de nossos alunos.
    bjs

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