terça-feira, janeiro 01, 2013

Revivendo 2012

Se eu tivesse que fazer um balanço de 2012 não seriam os projetos, eventos, pontos no lattes ou na progressão que eu contabilizaria...
Seriam os abraços que dei,
As vezes que molhei minha boca num beijo gostoso,
As vezes que ninei meus grandes e lindos filhotes,
As lágrimas que enxuguei nos amigos,
As vezes que não deixei a falsidade sobrepujar meus ideais, meus sentimentos, minhas vontades,
As verdades que precisei falar mesmo sabendo que iria doer em mim ou nos outros,
Os abraços que dei para consolar, para demonstrar a alegria de um encontro, a beleza de uma ação,
As vezes que falei "tu é fera!" ou "tá massa!" para um gesto competente e bonito de alguém junto a mim,
As lágrimas que derramei diante da miséria do mundo,
Os suspiros que dei ao acreditar em um mundo melhor,
Mas, a maior alegria que posso contabilizar, neste ano,é sem dúvida nenhuma, a vitória da minha mãe diante de uma doença tão cruel e implacável!
E, claro, de tantas outras pessoas amigas ou desconhecidas que lutam e vencem essa maldita!
As melhores coisas que aprendi foram na sala de espera do Hospital do Câncer de Pernambuco. Ouvindo e vendo aquelas pessoas que sorriam, apesar da dor, que baixavam o olhar abnegado diante da desgraça que é o serviço público, mas não iam embora. Não desistiam! Uma sala cheia, ou muito fria ou muito quente, mal cheirosa e desconfortável, mas era o caminho para o que pensamos ser "uma vida melhor", "mais saudável"...
Minha mãe, minha heroína, neste ano, renovou toda a fé que eu tenho. Apesar de seus 87 anos ela se mostrou uma gigante para mim. Quando eu era pequena e ela me protegia diante de um bicho, uma situação difícil, quando como ela beijava um corte em meu joelho que imediatamente parava de doer...
Ela me fez confirmar minha fé em um Natal, ou seja, no nascimento de um Salvador, no renascer da Esperança!
Sei que um dia ela se vai, como vamos todos nós. Mas ela não irá refém de uma velhice triste e decadente com uma doença tão cruel.
E, assim, eu reafirmo minha crença em tempos melhores, que a esperança pode fazer nascer mais amor, mais ideais, mais sonhos, pois, hoje sonho com mais um Natal, como o que pensei que não teria, no início deste ano: ao lado de minha amada e vitoriosa MÃE!

Que 2013 traga a esperança de um mundo melhor para todos nós!

3 comentários:

  1. Estimada Dora, que o exemplo de coragem, de esperança, de juventude de sua mãe nos inspira!
    Zélia

    ResponderExcluir
  2. Sua Mãe exemplo de vida e a minha também com história parecida e idade igual a da sua! Temos que mostrar o exemplo que ela nos deu! Parabéns a sua a minha e a de tantos outros que ainda na melhor idade mostram seu exemplo de VIDA!
    Mrosanetc

    ResponderExcluir
  3. Cara Dora, que belo exemplo de vida de sua Mãe, Parabéns! A minha também tem a mesma idade que a sua e uma história de Vida também belissíma, mesmo sem muita locomoção (pois fraturou fêmur direito e esquerdo)estudou após 50 anos de vida, foi professora e continua com uma vitalidade que só vendo dando um verdadeiro exemplo de VIDA!

    ResponderExcluir