quarta-feira, julho 11, 2007

Participando de um Congresso: mais um espaço de formação


Oi pessoal,

Fui ao 18o Encontro de Pesquisa em Pós-Graduação Norte e Nordeste (EPENN).
Ir a um congresso é sempre uma experiência maravilhosa para aprendermos mais. Sei está previsto nas 'atividades complementares' a participação em eventos deste tipo, e a cada encontro me convenço mais ainda dessa importância.
O conhecimento fervilha nas salas, nas apresentações, mesas-redondas, conferências. E fervilha alegremente. Todos querem mostrar o que estão estudando, querem compartilhar suas idéias, seus pensamentos, suas descobertas. Pena que nem sempre o tempo é suficiente para o debate. Neste último Epenn fica uma crítica: muitos trabalhos aprovados e nenhum tempo para o debate dos mesmos. Para tirarmos nossas dúvidas, esclarecermos nossas divergências ou convergências sobre as idéias colocadas.
E o que eu acho mais bonito: ver os alunos de graduação (e até de pós-graduação) tensos e felizes ao mesmo tempo por estar começando a 'desarnar' para a pesquisa. Dou o maior apoio para meus alunos que me dizem que vão participar de um congresso. E ainda aviso: aproveite tudo! Veja o que outras pessoas estão escrevendo sobre o que você está pesquisando, faça contatos com professores e colegas de outros estados,
e não esqueça de conhecer a cidade, o local, a cultura, as pessoas... Muitas vezes, essas são as poucas oportunidades que temos de conhecer outros lugares. Pricipalmente quando se está na graduação.
Aproveite os dias para o estudo alegre e as noites para as alegres farras. Farras com responsabilidade e cuidado. Sempre vá com a turma toda, não se envolva em discussões, não saia sozinho com desconhecidos. Vá para curtir e não para se embriagar.
Se embriagar só com o conhecimento, com a troca, com o compartilhamento de saberes, com a interatividade, que foi o principal tema do mini-curso que participei, mas... isso é outra história e eu conto depois...

4 comentários:

  1. Querida Auxiliadora
    Parabens pelo seu blog. Adorei seu post "Participando de um Congresso: mais um espaço de formação". Concordo com tudo. Tive o pazer de compartilhar com vc no minicurso sobre interatividade e fiquei muito motivado com sua verve, sua crítica, seu engajamento. Gostaria de desdobrar parcerias em eventos e publicações.
    Em tempo, acabo de ver dois vídeos do Jesus Martin-Barbero que compartilho com vc e com seus interlocutores:

    http://www.youtube.com/watch?v=U7jo4G4_quQ

    http://www.youtube.com/watch?v=L2LHEkZiO58

    Um forte abraço e até breve. Bj, Marco

    ResponderExcluir
  2. Profª seu blog é extra!!!

    Como também participei do congresso, concordo plenamente com seus comentários, fico muito feliz por ter conhecido uma pessoa que eleva a auto-estima dos alunos,ex-alunos,amigos e colegas de trabalho,isso principalmente quando o assunto é CONHECIMENTO.

    Espero poder contar sempre com você.

    Sucesso!!!!!!!!!!!!!

    bjs.... Paty

    ResponderExcluir
  3. Auxiliadora,
    Seu blog é muito interessante e um espaço significativo onde podemos nos expressar e divergir ou não nossos ponto de vista.
    Concordo com você com relação a experiência de participar de um Congresso, é peculiar, é a emoção à prova em todos os momentos, princialmente quando sabemos que vamos participar de palestras de pessoas que tanto estudamos e admiramos.
    Pude vivenciar à poucos dias esta experiência, na Unicamp. Assim como você,faço o mesmo protesto, é injusto para nós congressistas termos que em 10 minutos ou um pouco mais, apresentar um trabalho que levamos tanto tempo para construir, as vezes mais de um ano. Neste caso, perde-se um pouco a importância da qualidade do estudo e o quanto um debate pode amadurecer nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  4. A participação em eventos educacionais sempre possui caráter de formação. Como ouvinte podemos aprender a sabedoria que nos traz a escuta, reflexão, ação.

    Outra riqueza desses momentos é a posssibilidade de interagir com pessoas, as quais trazem experiências significativas para a construção de um mundo mais justo, pacífico e "educado".

    Parabéns pelo BLOG.

    Abraços.

    Ricardo Silva
    http://ricardosilvabr.blogspot.com

    ResponderExcluir