Oi pessoal,
Ultimamente, apesar de não blogar há bastante tempo, estou muito blogueira.
É que eu estou lendo uma dissertação sobre blogs para uma banca de mestrado. Além disso, em um curso a distância que estou ministrando, meus alunos estão criando bogs educativos.
Assim, fico sempre com a consciência pesada por não estar atualizando sempre meu blog. Acredito que ele pode ser uma importante ferramenta de interação e contribuição pedagógica para a nossa formação.
Quando oriento meus alunos para a criação de um blog, peço-lhes que primeiro planejem o blog.
Pensem no tipo de blog que desejam fazer: pessoal, educativo, informativo; individua ou coletivo. Depois, é hora de pejsar na(s) temática(s), nos recursos, nas postagens, na forma de intereação com os leitores e na socialização/divulgação de seus blogs.
Um blog pode contribuir para aproximar mais alunos e professores. Além disso, é uma ampliação do tempo pedagógico (tanto para alunos como para professores).
Usar um blog também pode ser importante para aquele momento metacognitivo. Quando o aluno precisa sistematizar suas aprendizagens depois de todo o processo de interação, discussão e construção de seu conhecimento.
As possibilidades de uso do blog são muitas:
- O blog do professor: para socializar informações das aulas, para levantar questões e problematizações, para apresentação e socialização de seus trabalhos, suas reflexões para os alunos e colegas, etc.
- O blog da turma: toda a turma pode blogar, postando suas reflexões não apenas sobre uma disciplina específica, mas de todo o curso, se desejarem. O blog pode ser espaço de socialização das atividades da turma, divulgação de informações, eventos, fotos, etc.
- O blog dos grupos: a partir de alguma atividade, o professor pode sugerir que os grupos, ao invés de escrever um artigo ou fazer slides para apresentação de alguma pesquisa ou trabalho, postem no blog. O blog exige uma escrita convencional, portanto, também é uma possibilidade de ver como seus alunos estão escrevendo...
- O blog do aluno: cada aluno pode ter o seu blog. Para alguma atividade ou trabalho específicos ou para toda a disciplina, onde o professor irá acompanhar o percurso ou o produto do trabalho ou atividade.
Bom, essas são apenas algumas sugestões...
E vamos blogar!!!
Realmente vivemos no mundo que devemos agregar valores e facilita
ResponderExcluirpara melhor socializaçao entre o meio em que vive.........
Olá minha cara professora, tive o enorme prazer em te conhecer na faintvisa, onde trabalhei um bom tempo tambem, e agora depois de algum tempo, reencontro a senhora/senhorita aki no sectma, estou muito feliz por seu blog em meu curso com o cometário em : aprendendo a ser. sem mais, deixo aki um forte abraço.
ResponderExcluirDomingos Sávio
oi Domingos,
ResponderExcluirlembro de você sim. Como estás? o que estás fazendo na Sectma?
bj