quarta-feira, abril 09, 2008

Estudar didática pode ser legal!

A representação que os alunos de licenciatura em Educação Física fazem da disciplína de Didática no Centro de Educação, geralmente, não é das melhores. Chegam sem expectativas, achando que vão apenas ler muitos textos (coisa que, em geral, abominam) e assitir aulas chatas e monótonas. Acreditam que vão 'aprender a ensinar', ou seja, aprender algumas técnicas, dinâmicas, como preparar provas, etc... coisas assim, chatas mesmo...
Mas então, logo no começo peço-lhes que façam uma entrevista com algum professor que tiveram ou que têm atualmente, sobre o conceito de Didática. Discutimos vários conceitos e depois vamos à teoria. Ela é importante para nossa formação. Ela é necessária para que ultrapassemos o 'eu acho'. Não estamos numa universidade para 'achar' nada, mas para termos OPINIÃO. Opinião formada por estudos teóricos e confrontados com a prática. A nossa própria prática, enquanto alunos, enquanto professores (muitos já exercem a profissão) e enquanto estudiosos da nossa profissão.
Fazemos informes publicitários (trabalhamos, assim, coma s tecnologias). Blogs, sites, entrevistas para televisão, para rádio, filmamos algumas experiências nos nossos celulares... Assistimos filmes, fruimos e refletimos sobre a realidade e sobre as possibilidades de fazer uma educação gostosa, interessante e comprometida com o nosso aluno.
Mas também não podemos esquecer a construção da competência política, a compreensão da realidade educacional através do entendimento do contexto social, político, econômico. Nã adianta 'fazer gostoso' sem compromisso com uma formação crítica, consciente, ativa e propositiva. É preciso ter prazer no esforço que é aprender. Porque aprender dá trabalho, mas pode o trabalho a cada dia está se relacionando melhor com o prazer..
Didática não é chato como pensamos, eles podem pensar no futuro e, então, podemos ensinar que aprender também não é só ir pra escola, mas aprender é um processo contínuo e prazeroso, que pode acontecer tanto na escola como fora dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário